É cada vez mais comum a procura pelo serviço para avaliar imóveis, sendo um dos mais requisitados do mercado atualmente. Contudo, é comum a dúvida sobre o que é uma avaliação de imóveis.
A avaliação de imóveis pretende avaliar as condições de uma propriedade, além de definir o seu valor de mercado. Como o setor imobiliário está em constante mudança, é natural a oscilação nos valores dos imóveis. Assim, para evitar prejuízos e preços fora da realidade, a avaliação é necessária na hora de comercializar uma propriedade.
Alguns dos aspectos analisados na avaliação de um imóvel são:
- Tamanho do imóvel;
- Estrutura;
- Acabamento;
- Idade do imóvel;
- Localização;
- Documentação;
- Posicionamento na quadra.
Além da venda de uma propriedade, quando a avaliação de imóvel é necessária para analisar as condições e definir o valor do imóvel, outros motivos também podem necessitar desse serviço, como:
- Cálculo de indenização por expropriação;
- Determinação de valor para fins fiscais;
- Financiamento;
- Na partilha de bens.
Quem pode avaliar um imóvel?
Para realizar uma avaliação de imóveis, é preciso ser um profissional das áreas de direito, engenharia, arquitetura ou corretor de imóveis.
Quais os 5 Objetivos de uma avaliação imobiliária?
Os cinco principais objetivos de uma avaliação imobiliária são:
- Determinar o valor de mercado: o objetivo mais comum de uma avaliação imobiliária é determinar o valor de mercado do imóvel, ou seja, o valor que o imóvel poderia ser vendido no mercado em condições normais de oferta e demanda.
- Orientar a compra e venda: a avaliação imobiliária também pode ser utilizada para auxiliar na decisão de compra ou venda de um imóvel, fornecendo informações precisas sobre seu valor de mercado e as características que influenciam seu preço.
- Apoiar tomada de decisões: a avaliação imobiliária pode ser utilizada para apoiar a tomada de decisões em diferentes contextos, como em processos de investimento, planejamento urbano, desapropriação, partilha de bens, entre outros.
- Garantir a segurança jurídica: a avaliação imobiliária também pode ser utilizada para garantir a segurança jurídica em transações imobiliárias, fornecendo informações precisas sobre o valor do imóvel e evitando conflitos entre as partes envolvidas.
- Auxiliar em processos de financiamento: a avaliação imobiliária pode ser utilizada como base para a concessão de empréstimos e financiamentos imobiliários, garantindo que o valor do imóvel seja compatível com a quantia solicitada pelo comprador.
Precisa fazer sua avaliação imobiliária? Entre em contato conosco!
Fonte: IBRESP
Publicado em: 22/02/2024