Uma das propostas para aumentar a geração de emprego no país, seria a reforma cartorária, disse o deputado federal José Nelto (Podemos-GO), durante evento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
A modernização do sistema cartorário brasileiro, principalmente voltada para o setor imobiliário, destravaria essa questão e aumentaria cerca de 1 milhão de empregos.
Segundo o vice-presidente da CBIC, Aristóteles Passos Costa Neto, os cartórios de registros são regidos por legislação federal. Por isso, hoje existem 27 códigos de normas e 27 tabelas, o que pode resultar em uma série de interpretações e procedimentos distintos pelo país. “Obviamente gera conflitos que foram observados principalmente no mercado imobiliário nos últimos anos. Isso porque as empresas da indústria do setor tomaram projeção nacional. A dimensão delas saiu dos estados, dos municípios e foram para o Brasil”, destacou.
Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, é necessário colocar esse assunto no passo que o Brasil está vivendo e modernizá-lo. “Nós temos uma legislação ambiental que é a mais arrojada do mundo. Nós temos muitas coisas que são as mais evoluídas do mundo. Vamos transformar também as nossas relações imobiliárias em uma grande evolução daqui para frente”, concluiu.
Fonte: CBIC por Evana Marmo no dia 06 de julho de 2021 às 11:00