(91) 3351-1113 / 99130-1238

Creci/PA J-949

Av. Gov. José Malcher, 815 Sobreloja15 - Bairro Nazaré

Ed. Palladium Center

IDI Brasil registra atratividade imobiliária em Belém (PA) e Nordeste

Foto: Belém (PA) e Fortaleza (CE).

A nova rodada do Índice de Demanda Imobiliária (IDI) Brasil mostrou a força do mercado imobiliário nas capitais da região Nordeste. Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Salvador (BA) se destacaram com saltos expressivos nos rankings de atratividade, enquanto João Pessoa (PB) fez sua estreia no ranking. O último trimestre também marcou avanço de Belém (PA), que teve avanço expressivo em todos os padrões analisados poucos meses antes da COP30.

Evolução do IDI Brasil no 3º trimestre de 2025

O Índice de Demanda Imobiliária (IDI Brasil) registrou importantes movimentações no terceiro trimestre de 2025, refletindo o dinamismo e os desafios enfrentados por municípios de diferentes portes e perfis socioeconômicos.

Entre os destaques do trimestre, Belém (PA), sede da COP 30, chamou atenção pelo avanço consistente em todos os padrões de demanda, especialmente no médio, em que saltou da 35ª posição no primeiro trimestre para a 12ª no terceiro de 2025. Segundo José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da CBIC: “Belém tem atraído companhias internacionais e ampliado o mercado como um todo, que se apresenta em maior demanda por moradias. Não vejo essa relevância se encerrando com a COP, a capital deve continuar atrativa para o mercado imobiliário mesmo após o evento”, destaca.

Padrão econômico | Renda familiar R$ 2 mil a R$ 12 mil 

O avanço de Fortaleza reflete a melhora nos indicadores de dinâmica econômica e a redução nas ofertas de terceiros, sinalizando uma diminuição do estoque disponível no mercado secundário, um movimento que pode indicar maior liquidez e ritmo acelerado de vendas.

São Luís (MA) subiu seis posições e alcançou o 14º lugar, Salvador (BA) teve o mesmo bom desempenho e agora aparece em 6º, enquanto Recife (PE) manteve o ritmo positivo com alta de três posições, ocupando a 5ª colocação. As movimentações são sustentadas por indicadores consistentes de demanda direta e atratividade de novos lançamentos, que reforçam o vigor do mercado imobiliário na região.

As 5 primeiras colocadas do ranking econômico são:

  1. Fortaleza (CE) 
  2. São Paulo (SP)
  3. Curitiba (PR)
  4. Goiânia (GO)
  5. Recife (PE)

De acordo com Gabriela Torres, Gerente de Inteligência Estratégica do Ecossistema Sienge, a quinta edição do IDI Brasil reforça o dinamismo do mercado imobiliário nacional. “As movimentações observadas no terceiro trimestre de 2025 são bastante expressivas. Com um ano de divulgação do índice, fica evidente como o acompanhamento trimestral é fundamental para compreender as mudanças de comportamento da população e suas relações com a demanda por habitação.”

Fonte: imobi report – “Nordeste e Belém (PA) disparam em atratividade imobiliária no 3º tri, aponta IDI Brasil”

Publicado em: 02/12/2025